Horta em casa

Cada vez mais comuns nas grandes cidades, as hortas proporcionam qualidade de vida POR Mariana Mello FOTOS Divulgação/ Reprodução

Ao cultivar uma horta em casa, garantimos o consumo de alimentos frescos, livres de agrotóxicos, bem como a redução dos sintomas do estresse e dos riscos de inúmeras doenças. Manejar a terra é um ótimo exercício físico e libera endorfina, o hormônio da felicidade, aumentando a sensação de bem-estar. E os benefícios da horta urbana não param por aí: ao plantar os próprios alimentos, você economiza na farmácia e também no supermercado.

Para ter a sua hortinha, qualquer espaço serve. É possível cultivar temperos, hortaliças, legumes e até frutas em vasos em casas ou apartamentos. Com sol, cuidados simples e muito amor, as plantas crescem e frutificam. Celebridades como Brad Pitt, Shakira e Opra Winfrey são famosos pelos “dedos verdes”. Cuidar de uma horta pode ser muito prazeroso, e com certeza a sua relação e a de seus familiares com os alimentos e a natureza mudará para melhor.

DICAS PARA VERDEJAR A SUA HORTA

Sol na medida e pouco vento: cada espécie requer uma incidência diária de sol, e o vento pode comprometer o crescimento de algumas plantas. Leve isso em conta ao escolher o local da horta.

Cada um no seu quadrado: algumas plantas podem inibir o desenvolvimento de outras, seja pelo espaço ocupado, seja pela captura de nutrientes. Assim, destine um vaso para cada espécie.

Solo preparado: boa drenagem, adubação equilibrada e aeração são fundamentais para garantir a qualidade do solo. Use argila expandida e manta acrílica para drenar a água e evite compactar o substrato orgânico ao colocá-lo no vaso, pois a falta de aeração apodrece as raízes.

IMG_9791_Julia_Ribeiro

Qualquer lugar é lugar! No projeto da Díptico Design de Interiores para uma casa em São Paulo, os temperos ficam dispostos em charmosos latões pintados de azul. Originais de óleo diesel, eles foram reaproveitados para dar suporte à horta.

 

 

Nesta casa na Granja Viana, em São Paulo, projetada pela arquiteta Ana Yoshida, uma das protagonistas da área externa é a horta de temperos. O teto sobre a horta é de vidro revestido de bambu para que iluminação necessária chegue ao local.

Casa 2__4

Casa 2__10

Feita de madeira, a horta mede 1,90 m, tem a profundidade de um cachepô de cimento e está posicionada estrategicamente em frente à bancada de manuseio. “Revestimos com aço galvanizado para não enferrujar e colocamos gavetinhas para o recolhimento da água”, explica a arquiteta Ana.

Casa 2__42

 

Alecrim, manjericão verde e roxo, hortelã, tomilho, salsinha, cebolinha, pimentas malagueta e dedo-de-moça e alface: para identificar as espécies, foram usadas rolhas de vinho fincadas em palitos.

 

Autora: Mariana Mello.

E, você tem horta em casa? Mostra pra gente nas redes sociais 🙂

Revista Be

 

Fabiana Nascimento

Fabiana Nascimento

Chocolover amante da natureza e da música. Escrever me traz liberdade.
Fabiana Nascimento

Últimos posts por Fabiana Nascimento (exibir todos)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *