De cacho assumido

Talvez esteja mais do que na hora de abandonar o alisamento (se você quiser, é claro!) E arrasar com seu cacheado. POR Giovani Pais FOTOS Divulgação/ Reprodução Agradecimento: Paula Fogaça/ Maria Ikeda cabeleireiros

Se lá nos anos 2000 houve um boom do visual liso, hoje, várias mulheres resolveram aceitar suas identidades e fazer as pazes de vez com os cachos e o volume. Mas dizer adeus ao alisamento não é algo tão fácil. Aí que surge a transição capilar, que é a eliminação gradual ou total de produtos usados para alisar ou reduzir o volume das madeixas (progressiva, relaxamentos…) e que modificam a estrutura natural do cabelo. Entre as celebrities que resolveram entrar nessa onda e assumir definitivamente o cacheado estão Solange KnowlesAlicia Keys e, por aqui, Taís Araújo e a cantora Ludmilla.

unnamed-e1491498123425 (1) VOCÊ + BONITA

#PACIÊNCIA

Ao abandonar os procedimentos químicos é preciso muita paciência. Durante o processo de transição, o cabelo fica com duas texturas diferentes: a natural próxima à raiz e a mais lisa nas pontas, o que pode ser um incômodo. Para quem não abre mão do comprimento do cabelo, a opção é deixar a raiz crescer e ir cortando aos poucos. Você pode investir em penteados que disfarcem a textura, como as tranças (nagô/ box braids), e técnicas de texturização, como o twist. A chapinha ou escova também podem ser usadas com menor frequência, contanto que você use um bom protetor térmico. Em sua transição capilar, a cantora Ludmilla adotou as tranças em seu visual.

Big chop

Se você está disposta a uma mudança mais radical, a opção para tirar de uma única vez toda a parte alisada do cabelo é o chamado Big Chop, o grande corte. É preciso esperar cerca de 7 a 8 meses para que a raiz natural já tenha um bom comprimento e textura esteja mais definida, além de um pouco de coragem para aderir ao visual curtinho.

Cronograma

Ao passar pela transição, você literalmente terá um novo cabelo, que vai exigir uma nova rotina de cuidados. É hora de adotar ou readaptar seu cronograma capilar para que os cachos cresçam fortes e saudáveis. Importante para repor nutrientes e reparar danos, o cronograma consiste em três etapas: reconstrução, hidratação e nutrição. Cada pessoa deve adotar um cronograma de acordo com seu tipo de cabelo (seco/ oleoso) e cada etapa exige um produto diferente:

1 Nutrição: óleos naturais,

2 Hidratação: máscaras e hidratantes,

3 Reconstrução: produtos à base de queratina. Abuse também dos finalizadores!

Curvaceous redken VOCÊ + BONITA

Autor: Giovani pais

E você, tem alguma experiência com transição capilar? Posta e marca a Be nas redes sociais!

Vitoria Avancini

Vitoria Avancini

Aspirante a jornalista e serelepe por opção, a palavra sempre foi minha matéria prima.Em meus textos, singelas observações de um universo cósmico e inspirador, além de perspectivas a respeito do que as pessoas sentem. Deixar fluir a imaginação e buscar o grande trabalho da empatia para que a linguagem ganhe novos contornos é a meta.
Vitoria Avancini

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *