Cuidado a fio

Lisos, cacheados, longos, curtos, tingidos ou não; os cabelos fazem parte da nossa “persona”e mudam com as fases da nossa vida, assim como mudamos de humor ou opinião. Fazem parte da nossa história as mudanças que fazemos de nossa imagem com um novo corte ou uma nova cor. Mas como cuidar bem da moldura do nosso rosto? POR Chris Radaic FOTO Flavio Adas

1 Evite dietas muito restritivas: Os nutrientes só chegarão aos seus cabelos se sua dieta for variada e equilibrada. O corpo é sábio, guarda os nutrientes para os órgãos mais nobres e, se sobrar, chegam para pele, cabelos e unhas.

2 Acessórios: Aqui a dica é prender os cabelos de forma que fiquem frouxos, senão pode ocorrer uma alopécia (perda capilar) pela simples tração de um coque ou rabo de cavalo muito repuxado.

3 Queda de cabelo: Os folículos são muito sensíveis a muitos fatores como febre, infecção, alterações hormonais, alterações nutricionais, déficit vitamínicos, stress e até variações sazonais como, por exemplo, a maior queda dos fios no outono e inverno (pela diminuição de horas com claridade).

4 E a progressiva? Sim, a progressiva faz aumentar a queda dos fios ou pode desencadeá-la. Você já tem a informação correta, agora a decisão de realizar o procedimento nos fios é sua.

5 Descamação no couro cabeludo: É a chamada dermatite seborreica, vulgo “caspa”. A seborreia tem maior incidência no inverno, portanto as lavagens devem se intensificar nesse período. A água deve ser morna, não quente, e shampoos ceratolíticos ou com antifúngicos podem ser prescritos para seu controle. Vale ressaltar que condicionadores e máscaras não devem ser aplicados no couro cabeludo, somente nos fios.

6 Cuide com carinho das suas madeixas, use pentes de madeira e não desembarace os fios molhados com escova. Use protetores térmicos quanto for secá-los com o secador.

P.S: Ah! E se caírem mais de 100 fios por dia, procure o dermatologista. Não vale levar o “bolinho” de cabelos pro médico contar, hein?

Autora: Chris Radaic é médica dermatologista. Vive buscando conhecimento ao redor do mundo em favor da beleza e autoestima.

Fabiana Nascimento

Fabiana Nascimento

Chocolover amante da natureza e da música. Escrever me traz liberdade.
Fabiana Nascimento

Últimos posts por Fabiana Nascimento (exibir todos)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *