Cabelos brancos: conheça os mitos e as verdades

De atestado de velhice a tendência de beauty, o cabelo branco não é mais uma licença poética restrita às avós! POR Vitória Avancini

Envelhecer como manda a mãe natureza virou sinônimo de libertação nos salões de beleza, por isso na Be de outubro tem a matéria “White Hair, Don’t Care”, do caderno Você + Bonita, com dicas da hairstylist Paula Fogaça, do Maria Ikeda Cabeleiros, para quem quer assumir as madeixas despigmentadas e seguir o processo natural de branqueamento. Mas ainda existem muitos mitos em torno dos fios que perdem a melanina, por isso listamos e desmascaramos os mais comuns:

MITO #1 Se você arrancar um cabelo branco, três novos crescerão

Quem nunca ouviu essa? Muita gente acredita que ao puxar um fio grisalho, vários outros aparecerão. Na verdade, a genética é a grande responsável pelo aparecimento dos cabelos brancos e, de acordo com o gene do envelhecimento, eles podem aparecer mais cedo ou mais tarde, então calma que arrancar o vilão não vai acelerar o processo. No entanto, a bad new pra quem não quer white hair é que a canície – como é chamado o envelhecimento dos fios – não pode ser revertida ou desacelerada. O jeito é disfarçar ou assumir de vez, miga!

MITO #2 Cabelo branco é coisa de gente velha!

Ops! Nós temos que concordar que os fios brancos aparecem com a idade, mas isso não significa que aos 15 ou 16 anos você já não possa ter um ou dois deles. Além disso, por uma condição genética, algumas pessoas podem ter mechas sem pigmento, ou seja, totalmente brancas desde nascença!

MITO #3 Colorir o cabelo faz com que os fios percam o pigmento mais rapidamente

A coloração também não tem nada a ver com a perda de pigmento dos fios e, se for feita adequadamente, não traz nenhum risco ao cabelo, tá, meninas? Vocês só precisam tomar cuidado para não esquecer os tratamentos específicos para cabelos com química ou o hair ficará ressecado, sem vida e opaco. Cronograma capilar e um respiro maior entre as colorações formam o combo salvação!

MITO #4 Cabelo branco só pode ser colorido com tinta permanente

É verdade que as colorações permanentes são ótimas quando se trata de cobertura total de fios brancos, mas algumas fórmulas semipermanentes também aparecem no mercado com a proposta e podem ser uma opção menos agressiva pra quem busca tintura sem amônia.

MITO #5 Exposição ao sol acelera o processo de branqueamento dos fios

O sol é o grande inimigo da pele e também pode ser o grande vilão por trás do ressecamento e das pontas duplas, mas os raios solares não são responsáveis pelo branqueamento do cabelo. Ainda assim, use um chapéu e um creme de pentear ou óleo capilar com FPS para evitar danos.

Vitoria Avancini

Vitoria Avancini

Aspirante a jornalista e serelepe por opção, a palavra sempre foi minha matéria prima.Em meus textos, singelas observações de um universo cósmico e inspirador, além de perspectivas a respeito do que as pessoas sentem. Deixar fluir a imaginação e buscar o grande trabalho da empatia para que a linguagem ganhe novos contornos é a meta.
Vitoria Avancini

Últimos posts por Vitoria Avancini (exibir todos)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *