Mulher de garra

Cuidar das mãos é um rito antigo que vem evoluindo a cada dia. Hoje o esmalte é um acessório poderosíssimo dentro de um look. Por Patricia Passos Fotos Reprodução/ Divulgação

Fazendo a egípcia
Existem registros de que no século III a.C. as egípcias já usavam tons vermelhos de esmalte. A cor marcava a hierarquia social, e naquela época o esmalte era produzido à base de soluções de prata e tintura à base de henna.

cleopatra CONEXÃO FASHION

Mãos tratadas

Durante o século XIX a tecnologia para o tratamento das unhas ficou na geladeira e as mãos eram tratadas apenas com óleos perfumados, massagens com manteiga de cacau, vaselina ou azeite para dar brilho, além do couro para moldar e polir as unhas. Foi nessa época que se inventou o alicate para remover cutículas.

conexão

 

Com cor, por favor!

No começo do século XX os esmaltes começaram a ganhar força com a mistura de soluções coloridas. Na época a fixação não era boa e a cor durava apenas algumas horas. O produto mais procurado na época era o Hyglo Graf, que era usado pra dar lustre e, misturado com pós coloridos, dava nuances de cores brilhantes.

COM COR POR FAVOR.

Enfim verniz!

Foi em 1925 que, durante estudos para fixação de tintura automobilística, foi descoberta a fórmula que basicamente usamos hoje.

ENFIM VERNIZ

Revolución

Em 1932 os irmãos americanos Charles e Joseph Revson, juntamente com um químico, criaram um esmalte para unhas brilhante e colorido. E nasce a tendência de combinar lábios e unhas junto a marca que revolucionou a cosmética mundial, a Revlon!

3795967309_e41a6d8766_z CONEXÃO FASHION

Uma mãozinha na moda

A moda de pintar as unhas se massificou e as diferentes maneiras de lixar e colorir  as unhas até hoje muda de acordo com cada estação. Em meados dos anos 30, a moda era pintar apenas o centro da unha e, com lápis branco, desenhar a meia lua e as pontinhas.

UMA MAOZINHA NA MODA

Assunto de profissional

A feminilidade latente dos anos 50 e a grande procura pelas unhas da moda, na época as alongadas e coloridas, fizeram a necessidade de se criar alongamentos de acrílico para unhas, que inicialmente eram produzidos em consultórios dentários. Nascia aí a necessidade de uma profissão que desbravasse esse mercado queridinho: a manicure!

conexão2

Clarinhos

Nos anos 60 os tons clarinhos eram os preferidos da população feminina, o que fomentou dezenas de cores com nuances rosas e pastel no mercado cosmético.

1959-elizabeth- CONEXÃO FASHION

Novidade, novamente!

Na década de 80, a indústria cosmética se revoluciona mais uma vez quando os esmaltes acrílicos são substituídos pelos esmaltes de fibra de vidro e a unha passa a ser um acessório a mais no look do dia.

1660 CONEXÃO FASHION

A mão da riqueza

O esmalte mais caro do mundo é feito de diamantes negros. O azzature tem 2967 quilates de diamantes em sua fórmula.

Cada vidro custa $ 250 mil (dólares) – com 13,3 ml

o-BLACK-DIAMOND-NAIL-POLISH-57 CONEXÃO FASHION

Todo dia é dia de esmalte, mas é no dia 1 de agosto que comemoramos O DIA DO ESMALTE!

1

3 (1)

4

2

23099421_443578862811499_8649739962897399808_n(1)

Autor: Patricia Passos

 

Isabelle Francine

Isabelle Francine

Vivendo o sonho de ser jornalista, sempre acreditei nas palavras como força transformadora do mundo. O objetivo será, a todo momento, entregar-lhe o melhor de mim, do que sinto e do que aprendo em forma de texto.
Isabelle Francine

Últimos posts por Isabelle Francine (exibir todos)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *