7 pequenos-grandes passos para um mundo melhor

stock-photo-grass-clippings-in-a-heart-shape-isolated-on-a-white-background-318788030 MATERNAGEM

Tudo começa em CASA: não há nenhuma maior lição que o exemplo, e o lugar principal é em casa. Por favor, obrigado, com licença, bom dia, boa noite devem permear os diálogos em família. Um hábito – bom ou ruim – criado em casa será reforçado fora de casa. E lembre-se, a escola tem um papel secundário e não primário nestes bons costumes.

2. Gentileza gera gentileza: faça a sua parte. Por mais difícil que pareça, não responder a insultos fará bem a nós. Quanto mais gentil formos, mais gentileza começaremos a perceber – e a receber – ao redor. E o mais importante, tem sempre algum pequenino te observando e aprendendo com o seu exemplo.

3. Desconecte-se para conectar-se: desligue-se um pouco, esteja presente, preste mais atenção. Tire um tempo para você, aprecie mais o seu caminho no trânsito, pare tudo para escutar o seu filho, procure admirar mais tanta beleza ao seu redor. Permita-se desacelerar.

4. Pense pequeno: a gentileza começa nas pequenas coisas. Ao ser gentil com seus objetos (cuidar de livros, brinquedos), dobrar roupas jogadas, pegar objetos que estiverem pelo chão, abrir a porta para alguém que estiver com as mãos ocupadas, deixar um carro entrar na sua frente, ajudar alguém a atravessar a rua, você está demonstrando o quando se importa com o bem-estar do mundo.

5. Reutilize: seja gentil com o planeta. Reutilize água, roupas, recicle lixo e materiais, seja sustentável no seu dia-a-dia. Plante árvores, flores, faça atividades interativas com materiais recicláveis, mostre ao seu filho o quanto tudo pode se transformar.

6. Olhe em volta: concentre-se na vida que acontece ao seu redor e nas muitas pessoas que não têm a grande maioria das coisas que fazem parte da sua vida. Acumule menos, doe mais, compre menos, se desfaça do que não utiliza mais. Esteja aberto a estender a mão sempre para aqueles que precisam de algo, material ou não. Porque a pessoa ao seu lado pode estar precisa apenas ser ouvida com atenção, ou mesmo de um bom dia sincero.

7. Pense grande: viva cada dia para fazer a diferença para alguém. Seja voluntário, conviva com os necessitados, abra sua mente para o mundo que exist lá fora. Lembre-se que cada atitude sua ecoa no universo e que por menor que seja um sorriso seu para um estranho, ele tem o poder de transformar alguns segundos da vida daquela pessoa, levando conforto e alegria para um dia que talvez não esteja sendo muito bom. E, claro, nunca se esqueça de ser gentil com você: leve sempre alegria para dentro de você! Seja a diferença que você quer ver no mundo!

Vitoria Avancini

Vitoria Avancini

Aspirante a jornalista e serelepe por opção, a palavra sempre foi minha matéria prima.Em meus textos, singelas observações de um universo cósmico e inspirador, além de perspectivas a respeito do que as pessoas sentem. Deixar fluir a imaginação e buscar o grande trabalho da empatia para que a linguagem ganhe novos contornos é a meta.
Vitoria Avancini

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *