Cozinhas para exibir

Abertos para a sala ou com lugar de sobra para receber os amigos, estes nove ambientes comprovam que o grande prazer da vida é cozinhar acompanhado de quem a gente mais gosta. POR Dan Brunini

O desejo de se reunir e conviver com a família e os amigos conta muito na hora de definir o layout e o estilo da cozinha. Se a ideia é integrá-la com outros ambientes, o segredo está em delimitar suavemente as áreas, apostar em alguns móveis em comum para conectá-los e combinar acabamentos que harmonizem a decoração. Para quem busca praticidade, vale tirar partido da marcenaria sob medida e dos recursos necessários para deixar a mão panelas, ingredientes e outros mimos que todo chef merece. Um toque de cor aqui e ali é outra ótima ideia para tornar o lugar ainda mais convidativo e atraente.

Foto: Gui Morelli
Foto: Gui Morelli

 

Toque irreverente

Funcional e dinâmica, a cozinha deste apartamento tinha de ser também moderna e divertida, combinando com o estilo dos moradores. “Criamos armários com vidro turquesa para colorir o ambiente”, explica Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos. Outro recurso interessante são as portas de correr de laca branca (Dama Móveis), que se abrem para integrar o ambiente com a sala ou se fecham quando é preciso isolar a cozinha. Armários da Favo, bancadas de aço inox da Mekal, mesas e cadeiras da Micasa.

Foto: Adriana Barbosa
Foto: Adriana Barbosa

 

Equilíbrio de materiais e cores

Ao eliminar as paredes que dividiam as áreas sociais deste apartamento e abrir mão do segundo quarto, a designer de interiores Adriana Fontana conseguiu transformar cozinha, salas de jantar e estar num único e generoso ambiente. “Pensamos no dia a dia do morador, que ama cozinhar para os amigos e organizar festas em casa”, conta a profissional. A combinação de cores e materiais é outra atração do ambiente, que recebeu pastilhas amarelas de vidro (Colormix) no frontão da pia, ladrilho hidráulico (Ibiza Acabamentos) e réguas de bambu (Neobambu) no piso.

Foto: Júlia Ribeiro
Foto: Júlia Ribeiro

 

Serralheria em destaque

Já no corredor de acesso à cozinha projetada pelo escritório RAP Arquitetura, quadros coloridos saúdam os moradores. No centro do ambiente, a ilha com bancada de granito preto são gabriel acolhe moradores e visitantes durante o preparo dos quitutes. O paneleiro, com execução da Sergal, sustenta luzes embutidas, armazena utensílios e possibilita ter ervas e temperos à vista. “A fita de led sob os armários ilumina a pia e ajuda na hora de lavar os alimentos e louça”, comenta a arquiteta Alessandra Riera.

Foto: Júlia Ribeiro
Foto: Júlia Ribeiro

 

Atmosfera escandinava

Aberta para o living, a cozinha deste apartamento é um dos ambientes mais requisitados pela família. Em tons de verde e preto, a decoração assinada por Ricardo Caminada e Daniela Cianciaruso, da Díptico Design de Interiores, aposta no aconchego do piso de madeira, que imprimiu um ar escandinavo no projeto. Mais do que sofisticadas, as bancadas de Corian (DuPont) resistem ao uso diário. Armários sob medida da Ornare, coifa da Spicy, cooktop e geladeira da linha Gourmand, da Brastemp.

Foto: Cacá Bratke
Foto: Cacá Bratke

 

Rústica e descontraída

Reformado por Ricardo Caminada e Daniela Cianciaruso, sócios do escritório Díptico Design de Interiores, o apartamento de 140 m² parece muito maior depois de ter as paredes entre a cozinha e a sala eliminadas. Na escolha dos acabamentos, a dupla investiu na madeira, que ganhou diversas interpretações. “O material foi uma sugestão para dar um tom rústico, descontraído e chique”, explica a designer de interiores Daniela. Com nuance acinzentada, os armários com visual clássico (Bontempo) contrastam com o piso revestido de porcelanato neutro (Portobello) e o tampo de silestone (Villa Della Pietra).

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

 

Claridade absoluta

Para atender ao pedido da proprietária, Patrícia Cillo e Fernando Figoli, da Figoli-Ravecca, criaram um ambiente predominantemente claro, mas cuidaram para não torná-lo frio e sem vida. Em contraponto aos armários (Kitchens) e ao piso de nanoglass brancos (Mosarte), os arquitetos investiram em bancadas de granito preto e cobriram a parede principal com azulejos acinzentado (Portobello). A praticidade é outro ponto alto do projeto, bem representada pelo layout em triângulo com fornos, fogão, pia e geladeira próximos, simplificando o fluxo de trabalho.

Foto: Inès Antich
Foto: Inès Antich

 

 

Ambiente bem equipado

Quando confiaram a reforma deste apartamento a arquiteta Luciana Tomás, os moradores não abriram mão de ter uma cozinha moderna e completa, totalmente integrada com os demais ambientes. “Coifa, forno de parede, cooktop, micro-ondas, triturador, lixeira de bancada, escorredor de louças embutido no tampo, filtro de mesa, cuba dupla foram alguns dos pedidos”, enumera a arquiteta, que eliminou diversas paredes para juntar todos os espaços. As bancadas são de silestone bege e os armários são da Bontempo. Coifa da Pulsar.

Foto: Renato Moura
Foto: Renato Moura

 

À moda da chef

Criada em homenagem à chef estrelada Ana Luiza Trajano, a cozinha da CASACOR Franca tem tudo à mão. Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci criaram prateleiras para exibir equipamentos e objetos decorativos, enquanto os tradicionais acessórios de banheiro (Deca) ganharam um novo uso e aqui acomodam as miudezas, como vidros de condimentos, panos de prato e talheres. “A grande ilha de marcenaria revestida de porcelanato traz uma pia esculpida para que utensílios como cestos e tábuas pudessem apresentar um encaixe perfeito”, ressalta o arquiteto Marcelo.

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

 

Decoração masculina

A exemplo dos lofts nova-iorquinos, este apartamento quase não tem paredes. Além da integração, outro partido do projeto coordenado por Fernanda Tegacini, Nathalia Mouco e Fernanda Morais, da Três Arquitetura, foi optar por acabamentos e tonalidades essencialmente masculinas para atender o desejo do proprietário. Enquanto as pastilhas de vidro brancas no piso demarcam a área da cozinha, os tijolinhos contornam a ilha central e revestem outras paredes. As bancadas de granito de preto arrematam a paleta sóbria, que deixa o cenário propício para destacar fotografias e obras de arte.

 

Isabelle Francine

Isabelle Francine

Vivendo o sonho de ser jornalista, sempre acreditei nas palavras como força transformadora do mundo. O objetivo será, a todo momento, entregar-lhe o melhor de mim, do que sinto e do que aprendo em forma de texto.
Isabelle Francine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *