Lugares para entrar em contato com a natureza

Boas notícias! A visitação nos parques nacionais cresceu 20% em 2017! Se você também está nessa vibe natureza, vem conhecer os melhores lugares do Brasil pra entrar diretamente em contato com ela. Por Isabelle Francine Fotos Reprodução

 

O Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio) contabilizou 10,7 milhões de visitantes em 2017 nas unidades de conservação federais (parques, florestas, áreas de proteção ambiental, reserva extrativista). Segundo o presidente do órgão, Ricardo Soavinski, o incremento na visitação reflete a melhoria na qualidade dos serviços ofertados e também (ótima notícia) um maior interesse das pessoas pela natureza e pela recreação em espaços naturais. Os parques nacionais abrigam o que o Brasil tem de melhor em atrativos e paisagens naturais.

No ranking dos mais visitados, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, continua sendo o campeão de visitação. Em 2017, ele recebeu 3,3 milhões de pessoas, e, 2016, foram 2,7 milhões. O Parque do Iguaçu, no Paraná, também continua sendo a segunda unidade mais visitada, com 1,8 milhões de turistas (em 2016 foram 1,6 milhões), seguido pelo Parque Nacional do Jericoacoara, no Ceará, da Reserva Extrativista Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Parque Marinho Fernando de Noronha (confira gráfico). Todos esses parques oferecem uma excelente infraestrutura para o visitante.
Alguns dos 10 parques mais visitados vão fazer você pegar seu repelente e ir correndo para a trilha mais próxima.
Monumento Natural (MoNa)
Pela primeira vez o MoNa do Rio São Francisco apareceu no ranking dos 10 parques mais visitados. Ele abrange os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Essa unidade foi criada com o objetivo de preservar uma importante área da Bacia do São Francisco. As cidades próximas da unidade oferecem uma excelente infraestrutura turística para o turismo ecológico. O MoNa está inserido no bioma Caatinga, localizado entre magníficos paredões rochosos e um grande espelho d’água formado pelo lago da Usina Hidrelétrica de Xingó, instalada no rio São Francisco.
Monumento Natural do Rio São Francisco. (foto: divulgação)
Monumento Natural do Rio São Francisco. (foto: divulgação)

Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é o campeão de visitação do ranking. Em 2017, ele recebeu 3,3 milhões de pessoas e, em 2016, foram 2,7 milhões.

O parque protege o Corcovado e o monumento Cristo Redentor. Só isso já faria dele um lugar especial. Mas ele é muito mais do que isso: protege a primeira floresta replantada do mundo, uma infinidade de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café.

 

Parque Nacional da Tijuca. (foto: divulgação)
Parque Nacional da Tijuca. (foto: divulgação)

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque do Iguaçu, no Paraná, é a segunda unidade mais visitada no ranking, com 1,8 milhões de turistas. Ele abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque Nacional protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, gavião-real, peroba-rosa, ariticum e araucária, além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse científico.

Cataratas do Iguaçu. (foto: divulgação)
Cataratas do Iguaçu. (foto: divulgação)

Parque Nacional do Jericoacoara

A terceira unidade mais visitada é o Parque Nacional do Jericoacoara, no Ceará.

O Parque tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, e atrai um grande número de turistas.

Parque Nacional do Jericoacoara. (foto: reprodução)
Parque Nacional do Jericoacoara. (foto: reprodução)

Todos esses parques oferecem uma excelente infraestrutura para o visitante. E aí, já arrumou as mochilas?

Agradecimento: Divisão de Comunicação Social – DCOM
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio
Ministério do Meio Ambiente – MMA
Isabelle Francine

Isabelle Francine

Vivendo o sonho de ser jornalista, sempre acreditei nas palavras como força transformadora do mundo. O objetivo será, a todo momento, entregar-lhe o melhor de mim, do que sinto e do que aprendo em forma de texto.
Isabelle Francine

Últimos posts por Isabelle Francine (exibir todos)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *