Paixão mundial, o café é presença obrigatória na vida da maioria das pessoas

No café da manhã, depois da refeição, no meio da tarde… Não existe um horário pré-determinado para o consumo do café. Tem quem tome o dia todo e tem quem não goste. Mesmo assim, ele continua sendo o rei soberano na vida da população e até ganhou um dia só dele. Hoje, 14 de abril, vamos comemorar o Dia Mundial do Café.

Até hoje, nenhum produto foi tão pesquisado quanto o café nos dois últimos séculos. Seu principal composto ativo, a cafeína, estimula o sistema nervoso central, mantendo a atenção e o bom humor, além de ajudar no processo de respiração e de digestão. Para os que sofrem de enxaqueca, por exemplo, uma xícara de café pode ajudar no combate aos incômodos sintomas. Consumindo em doses regulares, também auxilia na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o Parkinson.

Pensando no amor especial que o brasileiro tem pelo café, inúmeras receitas foram desenvolvidas a partir dele. O grão vem sendo utilizado cada vez mais na culinária por seu sabor e aroma inusitado e atrativo, não se restringindo às receitas doces. Hoje em dia, uma grande quantidade de pratos salgados usam café, dando um toque especial e extremamente sofisticado ao menu.

A chef Cecília Padilha, do canal Experimente e do blog YesWeeCook, ensina uma receita maravilhosa de filé aromatizado com café, que com certeza deixará sua refeição deste fim de semana muito mais deliciosa e requintada.

Vamos à receita?

Filé aromatizado com café.
Filé aromatizado com café.

🍳 Ingredientes:

1 kg de filé mignon cortado em tirinhas

½ a 1 colher (chá) de café solúvel

1 colher (sopa) de farinha de trigo

3 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de manteiga

1 fio de azeite para refogar

1 copo de creme de leite

1 cálice de café expresso ou coado forte

½ a 1 colher de chá de páprica ou curry (opcional)

Cogumelos cortados a gosto

Sal a gosto

🍳 Modo de preparo:

Tempere a carne com pimenta do reino, café solúvel e alho. Acrescente farinha de trigo e deixe descansar por 30 minutos. Refogue a carne na manteiga com 1 fio de azeite. Quando estiver bem refogada e macia adicione o sal. Acrescente os cogumelos e misture bem. Agora é a hora de colocar o café expresso e o creme de leite. Deixe reduzir um pouco. Corrija o sal. Sirva com purê de batatas.

❤ Dicas:
Só coloque o sal depois da carne bem refogada para não desidratá-la.
Comece com as meias medidas de café solúvel, páprica ou curry, aumente se necessário.

 

🕐 15 minutos de preparo, mais ½ hora da carne temperada
🕐 4 a 5 porções

 

 

Isabelle Francine

Isabelle Francine

Vivendo o sonho de ser jornalista, sempre acreditei nas palavras como força transformadora do mundo. O objetivo será, a todo momento, entregar-lhe o melhor de mim, do que sinto e do que aprendo em forma de texto.
Isabelle Francine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *